Foi no ano de 1889, que o Imperador Dom Pedro II concedeu ao Engenheiro João Teixeira Soares, a concessão para construir uma ferrovia que teria fundamental importância para a Região Alto Uruguai (RS), ou seja, a estrada de ferro São Paulo – Rio Grande. Tal ferrovia seria uma ferrovia vertical, ligando o Estado de São Paulo ao estado do Rio Grande do Sul. A São Paulo – Rio Grande seria uma ferrovia muito longa, partindo da cidade de Itararé em São Paulo, passando pelo Paraná, por Santa Catarina e atingindo o Rio Grande do Sul pela região norte (através do município de Marcelino Ramos), de onde iria terminar em Santa Maria. Esta estrada seriam sem dúvida e o foi a grande responsável pelo crescimento dos municípios de nossa região.
A Estrada de Ferro e a Estação Ferroviária foram para Viadutos não só a mola propulsora do surgimento, mas o coração de Viadutos e dos viadutenses, todo o movimento inerente a economia e o tráfego de pessoas aconteciam na estação e em seu entorno.
Conforme dados históricos e relatos dos pioneiros e seus descendentes, a história propriamente dita teve início nos primórdios do Século XX, ou seja, 1900 – 1905...! A partir de 1908 com a construção da estrada de ferro e a vinda dos operários da ferrovia foram os primeiros núcleos de moradores e no entorno as primeiras casas comerciais.
Em 25 de outubro de 1910 inaugura-se então a Estação de Viadutos pela CompagneAuxiliaire Dês Chemius de FerAuBrésil que tinha a concessão para construir a ferrovia na região do Alto Uruguai – porém somente no ano seguinte, 1911, os trens passaram a manter o tráfego regular no trecho Passo fundo – Marcelino Ramos – que até então era feito até Barro (Gaurama).